segunda-feira, 10 de agosto de 2009

As vantagens e desvantagens da internet na educação

A internet hoje possibilita acesso a todo e qualquer tipo de informação, a qualquer hora, com o máximo de velocidade e em qualquer lugar, podemos conhecer pessoas, fazer contatos profissionais, e os relacionamentos crescem através da internet a todo momento, há uma rede de informações interligadas e que chegam a cada segundo a toda a população que tem acesso aos meios de informática.
A ponte feita entre as novas tecnologias e o ensino conduz à promoção de novos e constantes conhecimentos, promove o prazer de estudar, de aprender, criando e recriando, de forma interativa e pode também perpassar distâncias geográficas e materiais.
A internet em si, não oferece desvantagem alguma, só a sua má utilização pode oferecer alguma desvantagem, pois infelizmente, não podemos conhecer todos os seus utilitários, há os crimes cibernéticos, o plágio, a falta de veracidade em algumas informações vinculadas, entre outros, porém problemas que podem ser evitados, se todos fizerem a sua parte e filtrarem as informações que são recebidas.
As vantagens são as maiores possíveis, a partilha de informação; a globalização; a rapidez de acesso à informação disponível na rede; a liberdade de expressão; a comodidade, a comunicação que é feita através da rede, como por exemplo, em chats, no Messenger, e não só; a disponibilidade de ferramentas para criar e para interagir; o fato de ter criado postos de emprego, entre outras.
Ao nível educativo, o uso da rede veio ampliar o campo de ação e comunicação entre o aluno e o professor, promovendo o intercâmbio educacional e cultural, promovendo a quebra de isolamento e a autonomia por parte dos alunos na sala de aula. A educação no Brasil sempre foi alvo de críticas. Métodos ultrapassados, professores mal remunerados, alunos pouco motivados, etc. Neste cenário, surge a internet que oferece contribuições positivas e negativas para a educação, nesse sentido, o uso de tecnologias dentro das salas de aula, vieram proporcionar mais criatividade, interatividade, inovação, originalidade, espírito crítico por parte dos alunos, tornando o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, com a criação de projetos educativos.

2 comentários:

  1. Estava lendo o seu blog e gostei, por isso estou lhe convidando a visitar o meu, e se possivel seguirmos juntos por eles, para interagirmos.Estaremos gratos aqui lhe aguardando
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post. me ajudou a escrever meu artigo de pós.

    ResponderExcluir